Liberalismo é a sua defesa contra a tirania do Estado
- Daniele Rosane Pereira

- 4 de dez. de 2024
- 2 min de leitura

Imagem criada com auxílio de inteligência artificial.
“O que é o Liberalismo” de Donald Stewart Jr. é uma obra fundamental para aqueles que buscam iniciar o entendimento e as bases teóricas do liberalismo pela visão da Escola Austríaca de Economia. O autor tece o texto de maneira objetiva e acessível, com os principais conceitos e princípios do liberalismo, destacando os perigos de um Estado intervencionista e como este é capaz de destruir as liberdades individuais.
Donald Stewart Jr. teve papel fundamental na divulgação das ideias liberais, sendo o fundador do Instituto Liberal no Brasil em 1983, responsável por traduzir e publicar inúmeras obras, desenvolver propostas liberais de políticas públicas em diversas áreas. Promoveu cursos de formação, seminários, fóruns, e pareceres sobre projetos de lei, além de ensaios de opiniões, palestras e muito mais. Tudo isso com a finalidade de construir um Brasil mais livre e próspero para as pessoas.
Um incansável ativista liberal, que com a experiência do seu trabalho, percebia as dificuldades de viver em um país tão sucateado por governantes que não se importavam com o futuro das pessoas e em especial com os mais pobres. Lançado originalmente em 1985, o livro “O que é o Liberalismo”, assim como toda boa ideia, não fica ultrapassado, aliás, continua mais forte, viva, urgente e necessária, principalmente num país como o nosso.
O liberalismo e os liberais se opõem a todo e qualquer privilégio sustentado com o dinheiro dos pagadores de impostos. O liberalismo é a favor dos indivíduos, do livre mercado, da soberania dos consumidores, da cooperação social, da livre concorrência, da competição empresarial e não da proteção de uma casta dos amigos do rei.
A forma como o Estado brasileiro gasta o dinheiro dos pagadores de impostos e como o país tem uma estrutura burocrática com excesso de regulamentações, que favorecem a criação de mais privilégios e regalias para membros do próprio governo, também é um questionamento que praticamente só se encontra em liberais.
É necessário que haja uma mudança de mentalidade e um questionamento sobre a estrutura atual do Estado, que privilegia os interesses de poucos em detrimento da maioria. Cada cidadão tem o poder de fazer a diferença através de suas escolhas e de sua atuação na sociedade.
Daniele Rosane Pereira é graduada em Letras e possui MBA em Política e Gestão Pública, além de ser líder do LOLA Joinville.
Este artigo foi originalmente publicado no Boletim da Liberdade.




Comentários